

A saúde da mulher tem sido uma pauta fundamental na garantia dos direitos, e a Câmara Municipal de Maceió é partícipe dessa discussão. Na sessão ordinária desta terça-feira (25), o tema foi levado ao plenário pela vereadora Silvania Barbosa, que defendeu a importância da prevenção como controle da taxa de natalidade.
De acordo com a parlamentar, basta uma visita rápida na periferia de Maceió para se constatar um alto índice de adolescentes grávidas, que não contam com o comprometimento de seus parceiros, nem com o acesso às informações, a exemplo da necessidade de pré-natal e outros acompanhamentos médicos necessários no período da gestação.
“É preciso destacar o grande trabalho que vem sendo realizado pela Secretaria Municipal de Saúde para acabar com esse tabu de que a implantação do DIU [Dispositivo Intrauterino], não é seguro. É preciso que os vereadores e vereadoras estejam atentos a este debate, já que em muitas oportunidades estas mulheres nos procuram para conseguir uma cirurgia para não ter mais filhos. E uma maneira bastante eficaz é o DIU. É preciso reforçar que o Município de Maceió disponibiliza 16 locais para inserção de DIU inteiramente gratuito”, disse a vereadora.
Ainda em discurso, Silvania Barbosa apresentou um dado da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) mostrando que o Dispositivo Intrauterino é considerado um dos métodos contraceptivos que possui 99% de eficácia no controle da taxa de natalidade. O procedimento para inserção da pequena peça é realizado em 10 minutos, e pode ser feito por médicos ou enfermeiras especializadas e possui validade de 10 anos.
A parlamentar ressaltou, ainda, que as interessadas em obter o DIU, devem procurar uma das unidades com documento de identificação, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência. As unidades com disponibilidade deste serviço são: Pam Salgadinho, no Poço; Osvaldo Brandão, na Ponta da Terra; UBS Roland Simon, Vergel; USF José Bernardes, no Rio Novo; Geraldo Melo, no Bom Parto; USF João Sampaio, no João Sampaio; Paulo Leal, no Feitosa; Novo Mundo, no Novo Mundo; URS Hamilton Falcão, no Benedito Bentes; Frei Damião, no Benedito Bentes; Dídimo Otto Kummer/Carminha, Benedito Bentes; UDA UFAL, Cidade Universitária; Walter de Moura, Santa Amélia; USF Vereador Sérgio Quintella, Santa Lúcia; UBS Pimentel Amorim, no Benedito Bentes e Saúde da Gente.
Após a vereadora Silvania Barbosa finalizar o discurso, o presidente Chico Filho parabenizou a vereadora por trazer ao plenário um tema de tanta relevância, reiterando o apoio da Casa às pautas que dizem respeito à prevenção e à saúde da mulher.
Proteção às mulheres
A vereadora Olívia Tenório também levou ao plenário assuntos inerentes à proteção das mulheres, principalmente quando se trata do combate ao feminicídio.
“Março é um mês referência e homenagens às mulheres, mas ainda nem encerramos este período, e Alagoas já registrou 10 feminicídios. São mulheres que estão sendo mortas por seus parceiros e muitos desses crimes ocorrem com requintes de crueldade. Esses crimes não são casos isolados, são situações enfrentadas pelas mulheres todos os dias. É responsabilidade de todos os poderes combater este tipo de violência com firmeza”, cobrou Olivia Tenório.
Deixe um comentário