
São 160 áreas destinadas ao lazer, prática de atividades físicas convívio social, que beneficiam moradores e visitantes
A Prefeitura de Maceió intensificou com a ampliação e a melhoria da qualidade dos espaços de convivência em diferentes pontos da cidade com intervenções voltadas à acessibilidade, à segurança e ao bem-estar dos maceioenses e visitantes. As ações incluem obras de requalificação e reformas em praças, mirantes e trechos das orlas marítima e lagunar, com a instalação de mobiliários urbanos, pisos táteis e corredores para caminhada e ciclismo.
Maceió conta atualmente com 160 espaços de convivência, o que reforça a estratégia de levar infraestrutura de lazer e saúde a diferentes bairros da cidade com um planejamento urbano, que visa dotar os ambientes públicos com infraestrutura adequada e equipamentos que facilitem a permanência e o uso multifuncional de áreas de convivência e lazer. O intuito é transformar diferentes pontos da cidade em locais convidativos para a convivência social, o lazer e a prática de atividades físicas, com investimentos em mobilidade urbana.
Desde 2021, a gestão do prefeito JHC se dedicou a ampliar e melhorar os pontos de lazer e convivência em Maceió. As intervenções priorizam a criação de ambientes integrados que atendam a crianças, idosos, esportistas, pessoas com deficiência e comerciantes locais. Todos eles podem usufruir do espaço público com mais qualidade de vida, conforto, mobilidade e convivência segura.
Um exemplo é o estudante Robério Júnior, 19 anos, um dos frequentadores assíduos da Praça Ganga Zumba, localizada em Cruz das Almas. “Os espaços são muito bons, porque antes não tínhamos onde sentar e agora entre uma caminhada e outra dá para parar e descansar. Eu particularmente gostei muito, porque antes eu tinha que ir até a Ponta Verde para poder ficar sentado em frente ao mar, e agora posso fazer isso bem perto da minha casa”, conta ao elogiar os espaços revitalizados pela prefeitura.

Vindos de outras regiões do Brasil, turistas também destacam a experiência oferecida pelos novos pontos de convivência. Flávio Mantovani, visitante do Mato Grosso do Sul, ressalta como os ambientes são atraentes para todos os públicos. “O espaço é ótimo para nós turistas e também para quem mora por aqui, porque conseguimos apreciar cada pedaço dessa linda cidade. Adorei a opção de poder ficar sentado em frente ao mar com minha esposa. É ótimo poder olhar a paisagem sem ter que estar na areia”, diz.

A opinião dos moradores confirma o impacto positivo das intervenções na vida da comunidade. Para o aposentado Mário Jorge, a requalificação trouxe nova vida ao entorno. “Acho que este espaço foi ótimo para a população, deu vida nova ao meu bairro, estou muito satisfeito com o resultado”, comenta.

A movimentação de pessoas nos espaços de convivência tem reflexos positivos na economia local com ambulantes, pequenos comerciantes e produtores artesanais que encontraram nos espaços revitalizados oportunidades de geração de renda com a venda de produtos. Ao planejar a requalificação dos espaços públicos da cidade, os projetos contemplam também aspectos como circulação, pontos de apoio, infraestrutura para a comercialização segura com iluminação adequada, a fim de conciliar ordenamento urbano e geração de renda para trabalhadores informais e comerciantes.
A Prefeitura de Maceió reforça o compromisso de prosseguir com entregas e adaptações conforme o retorno da população e o mapeamento das necessidades locais, mantendo canais de comunicação abertos para sugestões e para o acompanhamento das etapas de execução e manutenção das obras que vão além de dotar os espaços com a infraestrutura e os equipamentos adequados.
A iniciativa da gestão do prefeito JHC visa investir cada vez mais na retomada do uso de espaços públicos como ambientes que promovem o bem-estar, a saúde e o convívio social, transformando Maceió na cidade de todos nós.



Deixe um comentário