
Maju Silva / Ascom Hospital Ib Gatto

O Hospital Dr. Ib Gatto Falcão atua no acolhimento, na orientação e no atendimento humanizado, esclarecendo dúvidas e contribuindo para a desmistificação do cuidado às pessoas em sofrimento psíquico, fortalecendo a rede de atenção à saúde.
Apesar dos avanços na área, ainda existem muitas incertezas sobre quando e como buscar ajuda em situações de crise emocional. Na unidade, o atendimento em saúde mental integra a linha de cuidado assistencial da unidade, com acolhimento humanizado, avaliação especializada e aplicação de protocolos clínicos e de segurança desde a chegada do paciente.
São consideradas urgências em saúde mental situações como crises de ansiedade, surtos psicóticos, ideação suicida, agitação psicomotora, uso abusivo de álcool e outras drogas, além de alterações comportamentais significativas que demandam avaliação imediata por profissionais capacitados.
De acordo com a médica especialista em saúde mental do hospital, Dra. Lara Moreira, um dos principais equívocos é acreditar que o paciente em sofrimento psíquico não deve procurar uma unidade de urgência.
.jpeg)
“Crises emocionais podem apresentar gravidade semelhante às emergências clínicas. A avaliação imediata é fundamental para garantir a segurança, a estabilização do quadro e o encaminhamento adequado do paciente”, explica a médica.
Segundo a especialista, a desinformação ainda é um dos maiores obstáculos para o cuidado precoce e seguro. Por isso, esclarecer mitos e verdades sobre o atendimento em saúde mental é essencial para que a população saiba reconhecer o momento certo de buscar ajuda.
“Os principais mitos são: o hospital atende exclusivamente casos clínicos ou traumáticos; todo atendimento em saúde mental resulta em internação; o cuidado é realizado apenas com o uso de medicação; buscar ajuda é sinal de fraqueza. E não é assim”, explica.
A especialista reforça que as unidades de urgência e emergência estão preparadas para atender crises de saúde mental. No Hospital Dr. Ib Gatto Falcão, a equipe multiprofissional faz o acolhimento, escuta qualificada e classificação de risco, assegurando atendimento conforme a gravidade de cada caso.
Veja mais pontos:
– A internação não é regra. A maioria dos atendimentos é estabilizada e encaminhada para acompanhamento na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) ou para o CAPS. A internação ocorre apenas quando há risco iminente ao paciente ou a terceiros;
– O cuidado é integral e multidisciplinar, envolvendo avaliação médica, acompanhamento de enfermagem, orientação à família e articulação com os serviços especializados da rede;
– Procurar atendimento em situações de crise é um ato de responsabilidade e cuidado com a saúde. O hospital atua como porta de entrada para o sistema de saúde, garantindo suporte adequado em momentos de vulnerabilidade.
.jpeg)
A médica Lara Moreira destaca ainda que o objetivo do atendimento é assegurar proteção e continuidade do cuidado. “Nosso foco é reduzir o sofrimento, garantir a segurança do paciente e de seus familiares e direcionar cada caso para o serviço mais adequado, seja para acompanhamento ambulatorial, CAPS ou unidades especializadas”, afirma.
Com estrutura adequada, equipe capacitada e integração com a rede assistencial, o Hospital Dr. Ib Gatto Falcão consolida sua atuação como referência em atendimento de urgência em saúde mental.



Deixe um comentário