Câmara de Maceió dá pontapé para implantar coleta seletiva em parceria com a Coopvila

A Câmara Municipal de Maceió começou a dar os primeiros passos para implementar a separação de lixo e destinação correta de recicláveis. Em parceria com a cooperativa de recicladores Coopvila, que esteve na Casa, em Jaraguá, nessa sexta-feira (18), será iniciada a capacitação de servidores sobre quais materiais devem ser separados e como fazer esse processo.

De acordo com o diretor de Comunicação da Câmara, Alexandre Lino, a preocupação do Legislativo em participar da cidadania de Maceió, por meio também da destinação dos resíduos sólidos, ganhou um estímulo após a visita do presidente Chico Filho a Medellín.

Na cidade colombiana, o vereador conheceu diversas instituições que promovem a coleta seletiva e contribuem com redução dos danos ao meio ambiente, além de gerar emprego e renda. A experiência fez com que o vereador procurasse a Diretoria de Comunicação para dar andamento à iniciativa no Poder Legislativo de Maceió.

“Nós somos geradores de resíduos de porte médio. Temos geração de plástico, alumínio, papel, produtos que as cooperativas podem recolher. Por isso, entramos em contato com a Coopvila, que é uma cooperativa que sabemos da responsabilidade, da história e da capacidade em promover a coleta de resíduos aqui, e tivemos uma conversa muito boa. Vamos propor um protocolo para submeter ao presidente e à Mesa Diretora, para que já em agosto a gente inicie esse trabalho aqui na Câmara e seja exemplo para outras câmaras no interior de Alagoas”, afirmou Alexandre Lino.

A secretária da Coopvila, Vânia Gomes, apresentou na reunião o funcionamento da coleta seletiva a integrantes das diretorias de Comunicação e Logística. Ela destacou que além de promover a geração de renda, a iniciativa inspira outros órgãos públicos e os cidadãos a reciclarem.

“Essa parceria mostra que este órgão, que é a casa do povo, está preocupado com o destino do que é consumido aqui dentro, e isso serve de exemplo para que se estenda à cidade de Maceió. A coleta seletiva representa geração de emprego e renda, mas também é preservação do meio ambiente e é a saúde do povo”, elogiou.

O diretor de Logística da Casa, Dennis Calheiros, comemorou a iniciativa da gestão e reforçou a importância de dar o destino correto aos materiais inservíveis de setores como o almoxarifado, que até o momento mantinha esses itens nos espaços da própria Câmara.

“Quando eu assumi a diretoria, sempre vinha comentando sobre a necessidade de organizar o nosso almoxarifado, porque a gente tem muito material que não dá para se jogar no lixo, é um material que dá para se reciclar. Então surgiu essa oportunidade agora, que é uma grande ideia do presidente Chico Filho e da Diretoria de Comunicação”, disse.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *