Hemoal conscientiza doadoras de sangue e pacientes hematológicas contra o câncer de mama

As ações ocorrem durante esta semana nas unidades Arapiraca e Maceió, visando alertar sobre a doença


Hemoal promoveu ações de conscientização contra o câncer de mama durante esta semana

 Divulgação

Josenildo Törres / Ascom Sesau

Cuidar de quem salva vidas! Com este propósito, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal), por meio da Assessoria de Gestão de Pessoas, promoveu, durante esta semana, nas unidades Arapiraca e Maceió, ações de conscientização contra o câncer de mama. A iniciativa, também voltada para as servidoras do órgão, contou com a distribuição de material educativo e palestras de especialistas, com foco na prevenção e no diagnóstico precoce da doença, que aumenta as chances de cura em até 95%.

A ação educativa procurou chamar a atenção das doadoras de sangue e servidoras do Hemoal para o autocuidado, uma vez que o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. Conforme o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama responde, atualmente, por cerca de 28% dos casos novos de câncer em mulheres e, pode também acometer homens, representando menos de 1% do total de casos da doença. 

Durante a ação educativa, os especialistas mostraram que antes dos 35 anos, são raros os casos da doença, mas, acima desta idade, a incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Estatísticas indicam aumento da incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros, não. A maioria dos casos tem bom prognóstico.

“Procuramos mostrar que o câncer de mama, apesar de assustar, tem cura quando diagnosticado precocemente. Por isso, orientamos sobre a importância das mulheres realizarem o autoexame e, mediante indicação médica, realizar a mamografia, que é ofertada pelo SUS [Sistema Único de Saúde], inclusive sem precisar agendar no Hospital da Mulher, em Maceió, bastando apenas levar o encaminhamento médico”, frisou a assessora de Gestão de Pessoas do Hemoal, Eliane Vieira.

Entre as doadoras de sangue contempladas pela ação do Hemoal, está a professora Luciana Barros, de 46 anos, que se emocionou com a iniciativa de conscientização sobre o câncer de mama. “Sou doadora de sangue e, enquanto praticava meu gesto altruísta, fui surpreendida com uma abordagem sobre a prevenção do câncer de mama. Já fiz minha mamografia de rastreio este ano e sempre faço o autoexame, mas sei que muitas mulheres negligenciam este cuidado, que é um ato de amor. Fiquei muito feliz por perceber que o Hemoal cuida tão bem de seus doadores, que a cada visita, salvam até quatro vidas”, destacou.

SINTOMAS E DIAGNÓSTICO

Entre os sintomas do câncer de mama, conforme o Ministério da Saúde (MS), está o surgimento de nódulo, geralmente indolor, duro e irregular. Entretanto, há outros sinais de câncer de mama, que são edema na pele semelhante à casca de laranja, retração cutânea, dor, inversão do mamilo; hiperemia, descamação ou ulceração do mamilo, secreção geralmente é transparente, podendo ser rosada ou avermelhada devido à presença de glóbulos vermelhos e também podem surgir linfonodos palpáveis na axila. 

Com relação ao diagnóstico, os especialistas recomendam que, ao sinal de um nódulo ou outro sintoma suspeito nas mamas, é necessário investigar se trata ou não de câncer de mama. Para realizar a investigação, além do exame clínico das mamas, é recomendado o exame de imagem, como mamografia, ultrassonografia ou ressonância magnética. O diagnóstico precoce, portanto, é uma estratégia que possibilita terapias mais simples e efetivas, ao contribuir para a redução do estágio de apresentação do câncer.