Em caminhada no Conjunto José Aprígio Vilela, ao lado de Gaby Ronalsa ele reclamou da qualidade da educação na capital
Durante caminhada no Conjunto José Aprígio Vilela, Rafael Brito (MDB) anunciou a criação do “Cartão Escola 10 Maceió”, um programa que promete pagar R$ 150 a todas as crianças matriculadas na rede municipal de ensino. O anúncio foi feito ao lado da vice Gaby Ronalsa, e do candidato a vereador Allan Pierre.
Rafael destacou a importância do investimento na educação como base para o desenvolvimento da cidade. “O Cartão Escola 10 Maceió é uma forma de incentivar a permanência das crianças na escola e garantir um suporte financeiro às famílias, principalmente à aquelas que vivem em situação de vulnerabilidade. Educação é prioridade, e com esse cartão, queremos valorizar nossos estudantes e dar um alívio aos pais”, afirmou. A queda na qualidade da educação municipal também fez parte do discurso de Rafael, que lembrou que Maceió caiu no Ideb por duas vezes consecutivas na gestão JHC.
Gaby Ronalsa enfatizou o impacto positivo que a iniciativa terá na vida das crianças e das famílias. “Esse programa é um passo importante para garantir que todas as crianças de Maceió tenham acesso a uma educação de qualidade, com recursos que podem fazer a diferença no dia a dia das famílias. A educação é um direito de todos, e vamos trabalhar para que seja também um privilégio de muitos”, disse Gaby.
Por fim, o advogado Allan Pierre ressaltou a necessidade de políticas públicas voltadas para a educação. “A criação do Cartão Escola 10 Maceió mostra o compromisso do nosso grupo com o futuro das nossas crianças. Sabemos que a educação é a base de tudo, e com essa iniciativa, queremos proporcionar melhores condições de aprendizagem e apoio às famílias”, destacou Allan Pierre.
Rafael Brito, enquanto secretário de Estado de Educação, foi responsável pela criação do Cartão Escola 10, que paga um valor aos estudantes da rede estadual de ensino e quando concluem o Ensino Médio, recebem R$ 2 mil. O programa foi fundamental para a redução da evasão escolar e se tornou referência nacional.
Inspirado pelo sucesso dessa iniciativa, o presidente Lula lançou o programa “Pé de Meia”, que segue o mesmo modelo e contou com o auxílio de Rafael Brito em sua elaboração e implementação.