Joyce Marques / Ascom Sesau
O Hospital da Mulher (HM), em Maceió, realizou 6.740 exames de tomografia computadorizada nos últimos oito meses. Para isso, o governo Paulo Dantas investe em equipamentos modernos e, desta forma, os alagoanos e alagoanas podem realizar o exame através do Sistema Único de Saúde (SUS).
A coordenadora do Serviço de Imagens do HM, Maria Dilma, explica que a Tomografia Computadorizada detecta doenças torácicas, renais, Acidente Vascular Cerebral (AVC), tumores, entre outras doenças.
“É um exame de imagem não invasivo, onde a junção de um equipamento com raio-x e de computadores pode produzir imagens de altíssima qualidade dos órgãos internos. É utilizado para estudos de diversas partes do corpo e pode diagnosticar diversos tumores”, destaca a profissional.
O acesso ao serviço é realizado por meio de encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), através do Sistema de Regulação do Estado (Sisreg).
A paciente Crysten Morais realizou o exame na unidade hospitalar e elogiou o atendimento que recebeu dos profissionais da recepção, até a equipe do Serviço de Imagens do HM. “Eu me surpreendi positivamente com o atendimento da recepção ao acolhimento da equipe do setor de Tomografia. Parabenizo o Hospital da Mulher pela dedicação em cuidar da saúde dos alagoanos”, relatou.