William Makaisy / Ascom Cria
A Secretaria de Estado da Primeira Infância (Cria) promoveu, na quinta-feira (15), um dia D de vacinação para as crianças de até 6 anos de idade, em Cacimbinhas, interior de Alagoas. A iniciativa faz parte das ações do Cria para o Agosto Verde, mês da primeira infância.
A ação contou também com um censo vacinal para mapeamento de todas as crianças da região. Durante a ação, cerca de 90 crianças da cidade foram vacinadas com imunizantes em atraso da carteira de vacinação.
Segundo a secretária de Estado da Primeira Infância de Alagoas, Caroline Leite, levar atendimento para os quatro cantos do estado é umas das prioridades do governo de Alagoas.
“No Cria estamos prontos e trabalhando de forma transversal com outras secretarias estaduais e entidades governamentais para levar atendimento qualificado e acessível para onde for preciso, e nesse mês de Agosto Verde nosso trabalho se intensifica ainda mais. Através do Vacina + estamos levando para nossas crianças uma ação de vacinação e censo vacinal, promovendo saúde da forma certa”, pontuou.
Durante a iniciativa, as famílias que já tinham sido notificadas pela prefeitura do município sobre atraso na aplicação de imunizantes puderam levar seus filhos para atualização vacinal, com foco também no mapeamento através do censo vacinal, para garantir que nenhuma criança fique de fora.
Para a gerente de saúde do Cria, Ingrid Bezerra, a ação é resultado de um trabalho que já vem sendo feito antes mesmo do período vacinal.
“O trabalho feito aqui no Cria é realizado de forma que se complete ao decorrer da ação. A equipe do Vacina + já esteve presente na cidade de Cacimbinhas, realizando o censo vacinal e mapeando quantas crianças precisavam atualizar a caderneta de vacinação. Agora, combinando esforços com a prefeitura do município, voltamos para realizar a aplicação dos imunizantes”, esclareceu.
A profissional reiterou ainda a importância do censo vacinal realizado pelo projeto, que semanalmente está nos municípios alagoanos checando a caderneta de vacinação das crianças. Até o momento, mais de 16 mil cadernetas já foram avaliadas pelo Vacina +.