Seguro Notícias

A notícia de forma segura!

Epidemiologia: Técnicos estaduais participam do Curso de Nivelamento Tabwin para tabulação de dados

18 de junho de 2024

Fabiano Di Pace / Ascom Sesau

Profissionais técnicos da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) participaram, nesta quarta-feira (12), do Curso de Nivelamento Tabwin para tabulação de dados epidemiológicos. A iniciativa aconteceu na Escola de Governo, situada no Centro em Maceió, e reuniu representantes da Superintendência de Assistência Hospitalar, Gerência de Atenção Primária e Superintendência de Vigilância em Saúde.

Segundo a assessora técnica da Sesau, enfermeira Ana Paula Freitas, o curso foi idealizado como preparação dos profissionais para utilização do Sistema Tabwin. Ele foi criado pelo Departamento de Informação e Informática do Sistema Único de Saúde (DataSUS), sendo responsável por produzir tabulações rápidas, cálculos de indicadores, monitoramento e análise dos Bancos de Dados dos Sistemas de Informações em Saúde.

“Com o Sistema Tabwin, pode-se obter um quadro sobre a real situação de indicadores como internações e óbitos relacionados a uma doença específica, auxiliando a gestão a desenvolver ações e políticas de saúde cada vez mais eficazes e ancoradas em informações técnicas”, explicou a assessora técnica da Sesau e facilitadora do curso, enfeira Ana Paula Freitas.

A capacitação aconteceu com apoio do facilitador Bruno Lopes, assessor técnico da Sesau, que destacou a importância da ferramenta para o avanço da assistência em saúde prestada aos alagoanos. “Para a saúde, o programa facilita a construção e aplicação de índices e indicadores de produção de serviços, de características epidemiológicas e populacionais, traçando um mapa cada vez mais real das necessidades e desafios da área”, reforçou o facilitador.

Beneficiada

A assessora técnica da Superintendência de Assistência Hospitalar da Sesau, Daniele Cunegundes, destacou a realização do curso e a busca pela constante capacitação dos técnicos da Sesau. “É sempre importante que os órgãos públicos invistam em tecnologia e na capacitação de seu quadro funcional, o que se reverte em agilidade e eficiência dos serviços prestados à população”, frisou.